Antes da criação do plano de marketing digital é preciso ter um diagnóstico do seu negócio

2 de agosto de 2021 / CarreiraComércio DigitalNegócio digitalNegócios DigitaisRetomada da EconomiaTecnologia

Um dos passos mais importantes para implementar um negócio digital ou iniciar a transformação de uma empresa física para o meio digital é ter um Diagnóstico do Negócio Digital da sua atividade para criar um Plano de Marketing Digital eficiente.

Por incrível que pareça no Brasil ainda são muitas as micro e pequenas empresas que não estão aproveitando devidamente a internet, aliás muitas delas nem tem presença online e hoje em dia não estar online é o mesmo que não existir. Por essa razão toda empresa deve fazer a criação do seu Plano de Marketing Digital.

Um levantamento realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamada de Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (MPEs), divulgada nesta semana, revelou que 66% das MPEs estão nos níveis 1 e 2 de maturidade digital, sendo 18% analógicas (nível 1) e 48% emergentes (nível 2). Só 3% são consideradas líderes digitais (nível 4), e 30% estão na etapa intermediária (nível 3).
A pesquisa mostra que a média de maturidade digital das micro e pequenas empresas brasileiras é de 40,77 pontos, em uma escala que varia de 0 a 100 pontos, sendo 0 nada digital e 100 totalmente digital.
Os dados mostram também que o acesso à banda larga já faz parte da realidade de 68,7% das empresas. Porém, apenas 27,5% delas possui um site com funcionalidades interativas, 19% coleta ou armazena dados dos seus clientes e 25,4% usam serviços de cloud computing.
É fundamental que os empresários se atentem à esta realidade, para mudar esse atraso e que milhares de pequenas empresas brasileiras aproveitem as facilidades que a internet possibilita. A partir da criação de um plano de marketing digital de forma eficiente os empreendedores conseguirão desenvolver os seus negócios e consequentemente alavancar o seu faturamento e o crescimento da economia.

criacao do plano de marketing digital

Análise e criação do plano de marketing digital eficiente

Para dar direção aos empreendedores, saber como analisar e criar um plano de marketing digital correto, precisamos identificar os critérios relacionados à empresa no que diz respeito ao uso da internet nos negócios. Essa identificação depende de critérios a serem analisados principalmente com relação a situação atual de cada empresa, segundo seis dimensões.

As seis dimensão são:

  1. Planejar;
  2. Atrair (Gerar visitas);
  3. Qualificar (Gerar Leads);
  4. Demonstrar (Gerar oportunidades);
  5. Vender;
  6. Analisar.

A seguir conheça cada dimensão e como elas deve ser analisadas de acordo com o estado em que sua empresa se encontra. A partir daí refletir, verificar as necessidades e criar um Plano de Marketing Digital eficiente.

Planejar

A primeira dimensão tem a ver com o planejamento das atividades de comércio digital, avaliadas em termos da existência de uma estratégia e de uma equipe dedicada à gestão destas atividades para acertar na criação do plano de marketing digital.
No planejamento alguns questionamentos como: saber se existe uma pessoa que possa estar totalmente dedicada ou não para fazer marketing e vendas digitais é importante.

Atrair (Gerar visitas)

A segunda dimensão permite conhecer quais as ferramentas de marketing digital a empresa está utilizando neste momento. Durante a criação do plano de marketing digital a empresa precisa refletir, por exemplo se tem e-mail corporativo ou tem apenas um serviço de email gratuito, saber se os colaboradores tem uma conta de e-mail corporativa, se a empresa tem ou não um website, se ele é estático ou dinâmico e se tem páginas aparecendo nas três primeiras páginas do Google.

Qualificar (Gerar Leads)

A terceira dimensão avalia como é a qualificação dos clientes ou seja a forma como a empresa consegue medir o potencial do negócio quando está em contato com seus consumidores. Em seu plano de marketing digital vale refletir se a empresa tem ou não um blog e como é a sua interação, se tem poucas ou muitas visitas, se é atualizado regularmente e em que periodicidade, se está crescendo em número de visitantes, se utiliza ou não anúncios digitais para atrair potenciais clientes e se a empresa utiliza regularmente o Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas de anúncios pagos.

Demonstrar (Gerar Oportunidades)

Na quarta dimensão precisamos descobrir se o empreendimento apresenta ou não os seus produtos ou serviços aos seus potenciais clientes e como é feita essa apresentação. Aqui é importante identificar se são usados sistemas de CRM, se são recolhidas as informações de contato dos clientes, se existe uma gestão de relacionamento com os clientes, se o apoio ao cliente é realizado online ou offline, se é feito através de e-mail, chat e se for o caso o site possui as FAQs. Essas são algumas das fórmulas de como acertar na criação do plano de marketing digital.

Vender

A dimensão das vendas consiste em entender quais são os canais que a empresa utiliza atualmente para comunicar com seus clientes potenciais ou atuais.
Reconhecer se existem canais de venda online, se as vendas online são feitas através de plataformas de vendas de terceiros e marketplaces (ex: Amazon ou OLX), ou se a empresa tem uma loja online que permite pagamentos com boleto, cartão de crédito, PIX, PayPal, entre outros. Essas são ferramentas importantes para descobrir como analisar e fazer um plano de marketing digital correto.

Analisar

Finalmente nesta dimensão procuramos saber a forma como a empresa avalia a execução de toda a estratégia e quais os indicadores ela utiliza para monitorar as atividades de marketing e vendas digitais, visando facilitar a avaliação da situação atual da empresa em termos de sua maturidade digital. É o momento de identificar se são recolhidos indicadores de desempenho (KPIs) básicos e se são investigados mensalmente em função da sua evolução, se são analisados indicadores de desempenho relativos a visitas ao website, o tráfego nas redes sociais, resultados de campanhas online, etc. E se são gerados relatórios automaticamente, com base em indicadores de desempenho avançados.

Agora que você conhece as dimensões para criar um plano de marketing digital de forma eficiente, comece a pensar na permanência da sua empresa no mercado digital. Na hora de empreender descubra a forma de como ser eficaz na criação do plano de marketing digital. Reflita em que estado o seu negócio se encontra neste momento, se já se encontra entre digitalização ou no plano de marketing digital. Identifique como é que essas ferramentas podem ajudar a atingir as suas metas e definir uma estratégia de negócio.

O mundo digital está aí a seu serviço e pode incrementar extremamente ao seu negócio.

Escreva seu comentário e fala em qual estágio o seu negócio se encontra hoje.

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Até a próxima!Navegação de Post

1 comentário em “Antes da criação do plano de marketing digital é preciso ter um diagnóstico do seu negócio”

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