As empresas também mostraram menor maturidade quando o assunto é estabelecer novas bases de competição, com média de 35,02 pontos. Esse ponto de vista serve de exemplo para a capacidade das empresas de se reposicionarem e competirem em mercados que não haviam sido descobertos antes. O setor de serviços apresentou os melhores resultados em relação a transformação digital das micro e pequenas empresas, com pontuação média de 43,73, enquanto o comércio teve a menor pontuação média: 36,75 pontos. O setor industrial registrou 40,49 pontos. O estudo também revelou que o acesso à banda larga melhorou e está presente em 68,7% das empresas. Outro número modesto foi que apenas 27,5% delas possuem um site com funcionalidades interativas, 19% coletam ou armazenam dados dos seus clientes e 25,4% usam serviços de armazenamento em nuvem.
A principal dificuldade para a transformação digital das micro e pequenas empresas é que para 40% falta recursos financeiros para investir. Para outros 25% dos empresários a falta de estratégia e desconhecimento de como construir um caminho apropriado para a empresa é a principal dificuldade a ser superada.
Mesmo com números baixos o relatório apresenta também oportunidades, pois há um grande espaço para que essas empresas adotem tecnologias digitais e desenvolvam todo seu potencial.
Assista abaixo a matéria publicada no Jornal Hoje do dia 16 de Julho de 2021.